quarta-feira, 25 de março de 2009

Quem são os Xavantes ?


Os xavantes são um grupo indígena que habita o leste do estado brasileiro do Mato Grosso, mais precisamente nas reservas indígenas de Areões, Marechal Rondon, Parabubure, Pimentel Barbosa, São Marcos, Áreas Indígenas Areões I, Areões II, Maraiwatsede, Sangradouro/Volta Grande, Terras Indígenas Chão Preto, Ubawawe, bem como o Noroeste de Goiás, nas Colônias Indígenas Carretão I e Carretão II.Espalhados pela região da Serra do Roncador e do Vale do Araguaia, os Xavantes já dominaram grande parte da região Centro-Oeste brasileira. Originários de Goiás, migraram para o Mato Grosso no século XIX fugindo dos aldeamentos de colonização no interior do estado.A migração durou alguns anos e, após atravessarem o Rio Araguaia, entraram em conflitos com os índios Karajá que ocupavam a região da Ilha do Bananal. Posteriormente, brigas internas causaram a divisão da etnia em várias aldeias, que se espalharam e povoaram o vale do Rio das Mortes, iniciando os primeiros contatos com o não-índio.

18 comentários:

  1. esse texto me ajudou muito no meu trabalho valeu ae galera

    ResponderExcluir
  2. Oi. Gostei muito de conhecer o seu blog, mas confesso-me um pouco triste, pois parece que desistiu dele. Você é xavante mesmo ou a foto é apenas um perfil profissional?
    Sou professora na rede pública, trabalho com educandos da etnia xavante, tenho realizado estudos sobre essa cultura (sou fascinada por ela), todavia,ainda sei muito pouco sobre. Dentre meus anseios estão conhecer alguém que possa me auxiliar nesta descoberta (para trabalhar melhor com meus alunos indígenas). da

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog gostei muito de saber um pouco sobre a tribo Xavante. Meu pai mora em Goiânia, nasci la mas moro atualmente no Rio de Janeiro. Ele fala muito sobre essa tribo e tem uma tia que pertence essa tribo. Ele tem muito orgulho de falar sobre os Xavantes quando vou visita-lo. Tenho orgulho de saber que meus bisavós eram índios. Para mim os índios deveriam ser mais respeitados pela sociedade principalmente pelos governantes. Deixo o meu abraço para todos vocês e tenho um sonho grande de poder visitar uma aldeia um dia, ficaria imensamente feliz. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. como os xavantes vêem a questão das visitas missionárias por cristão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, muitas tribos recebem muito bem os missionários. E muitas delas tem templos evangélicos e católicos. E na minha experiência tanto com eles como com outros povos vi que o evangelho não destrói culturas, mas refaz caráter. E depois eles precisam de ajuda que o governo não oferece. Qualquer outra dúvida estou a disposição. Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado eu tava precisandom mesmo do texto para o meu trabalho da escola

      Excluir
    3. Obrigado eu tava precisandom mesmo do texto para o meu trabalho da escola

      Excluir
  9. O mínimo que o governo Brasileiro faça é honrar suas origens. Preferencialmente feito por governo democrático popular e não "populismo" como vem sendo extraído de nossas origens. Brasil acima de tudo!

    ResponderExcluir
  10. Muido obg me ajudou muido para o meu trabalho de artes

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Estou precisando traduzir a expressão "espirito libertador" para lingua indígena. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Como os xavantes recebiam as visitas??

    ResponderExcluir