quarta-feira, 25 de março de 2009

Na comunidade Xavante o homem é o encarregado de providenciar a madeira apropriada para a construção da casa. A mulher se ocupa em recolher a palha, que normalmente é extraída da palmeira do Babaçu, que será usada como cobertura. A palha de Buriti usada pelos os homens para amarrar todos os troncos, na construção do esqueleto da casa.

Em um , vivem cerca de três ou quarto famílias. Isto porque, quando há um casamento, o marido vai morar na casa da esposa, aumentando a família. Quando já não há mais espaço, ou quando a casa já esta velha demais, é preciso construir uma outra casa ou refazer a mesma. A construção da nova casa se fará atrás da casa antiga. Dentro do , é a mulher que exerce o papel principal. Além de cozinharem, cuidarem da roça, trabalharem com o artesanato, são elas que exercem maior influência nas decisões de dentro da casa. Apesar de não participarem diretamente do Warã, as mulheres escutam tudo o que é discutido e depois, em casa, dão palpite sobre todas as decisões tomadas. Dentro de um , as mulheres mais jovens se encarregam de preparar a comida para todos. O homem tem a função de caçar e pescar e a mulher de cozinhar e fazer a roça. As meninas sempre vivem na mesma casa, enquanto os meninos vão para o e depois de casados vão para casa da esposa.

Os Xavantes costumam se dirigir a alguém fazendo referência a sua geração e clã, ou apenas por "irmão mais novo" ou "irmão mais velho". Dentro do , não há diferença entre pai e mãe, todos os homens da casa são pais e todas as mulheres são mães. Eles acreditam que todos os homens mais velhos da tribo têm o mesmo valor para o ensinamento das crianças, até a criança ficar adulta. Os adultos mais velhos são chamados de Imamã.

17 comentários:

  1. Cara, isso é idiotice eu não acho legal isso, é coisa de retardado, vocês de Cú para fora andando de tanguinha por aí, coisa de gente tarada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste que uma jovem, como você, tenha uma mente tão vazia! Crie vergonha e apague esse seu atestado público de ignorância. Em vez de camiseta em inglês para imbecis, telefonezinho ianque na mão, muita tinta, vaidade e arrogância, estude História, Ciências, Português, Geografia, Matemática. Para, sobretudo, ser simples, além de respeitar pessoas e culturas sábias, coisas que seus pais não lhe ensinaram. Espero que você consiga. Luiz Greff

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Exatamente, não é porque eles possuem uma cultura ainda anterior à esta em que vivemos, cultura passada de geração em geração durante séculos, que eles são tarados. Nós estamos nas terras deles, devemos respeito à eles.

      Excluir
    4. Sua vadia mal-comida, sabe nem o que ta falando....

      Excluir
    5. Meu deus o que dizer pra você, até eu que tenho 15 anos, que estou aqui por um trabalho de escola, sei que existe muito mais sobre as tribos que pra gente descobrir só vendo de perto, e você falando mal dessa "TANGUINHA DE CÚ PRA FORA" mais você não sabe que tem toda uma crença, tradição e etc. Então antes de falar uma mer$@ dessa procura saber um pouquinho.

      Excluir
    6. É triste ver uma jovem como você sendo tão criança e não tendo respeito pelos outros, acho que você não tem falta de vergonha mas sim uma mente cheia de merda, todo mundo ta de boa lendo e comentando no blog ai você vem e chinga um povo que eu acredito que você nem conheça direito, caso você esteja lendo este comentário faça pelo menos uma coisa boa que é pedir desculpas a esse povo e o adm do blog pq tenho certeza que ele não criou esse blog para ver pessoas estúpidas como você falando asneiras no blog.

      Excluir
    7. Menina sem vergonhas você tem que ,ler uns história sobre as culturas, depois você fala. A cultura que tem não e só os indígenas, tem culturas dos brancos , etc vários culturas. Pois isso você tem que respeitar aos dos outros , pense antes de falar mal dos outros.

      Excluir
    8. Deveria ter vergonha de falar esse tipo de coisa poc biscoiteira. Envergonha nossa sociedade com pensamentos assim. Culturas diferentes das nossas não são sinônimo de chachota. Cada local tem uma forma de agir e pensar distinto. Isso não torna ninguém melhor ou pior que ninguém

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. meu deus chama o Ibama pq tem uma burra a solta

      Excluir
  2. Adorei este blog, pois estou trabalhando com meus alunos sobre a cultura de algumas tribos indígenas, e recolhi informações importantes aqui.
    Dariene

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus quanto absurdo menina... que ignorância da sua parte e falta de respeito tarada deve ser vc quando sai de mini saia sua ridicula

    ResponderExcluir
  4. Esse povinho que só vive no celular e esquece que por trás de toda uma cultura, existe uma grande História de seu povo e suas crenças. E de que adiante ter um rostinho mais ou menos bonitinho e ser OCA por dentro sem caráter....sem nada...

    ResponderExcluir
  5. Esse povinho que só vive no celular e esquece que por trás de toda uma cultura, existe uma grande História de seu povo e suas crenças. E de que adiante ter um rostinho mais ou menos bonitinho e ser OCA por dentro sem caráter....sem nada...

    ResponderExcluir
  6. Historia sensacional esta da tribo Xavante... todos deveriam conhecer nossas origens... ótimo blog parabéns

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do blog, as tripos indígenas são pessoas como nos que merece um respeito igual, eu gostei muito de estudar sobre os Xavantes eles tem uma cultura espetacular.

    ResponderExcluir